clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 |  hmin

Bush pede tempo para transferência de poder no Iraque

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, pediu tempo para resolver a questão da soberania iraquiana, mesmo diante das dúvidas do secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Kofi Annan, sobre os planos norte-americanos.

– A transição para um governo soberano é um processo complicado, pois leva tempo para estabelecer segurança e esperança após décadas de opressão e medo – declarou neste sábado em seu discurso semanal no rádio.

– Ainda assim, temos feitos progressos constantes e manteremos nossa promessa de devolver o governo do país ao povo iraquiano assim que possível – afirmou Bush.

Bush também tentou minimizar as preocupações do Congresso norte-americano sobre o pedido de US$ 87 milhões para serem gastos no Iraque.

– Nossa coalizão está ajudando a treinar e equipar o novo Exército iraquiano, para que ele possa proteger as fronteiras do país e assumir outras funções relativas à segurança nacional o mais rápido possível – disse.

No sábado, os democratas censuraram Bush por suas propostas de reconstrução do Iraque, dizendo que isso está drenando os recursos destinados aos problemas domésticos dos EUA.

O governo dos EUA vem negociando com membros do Conselho de Segurança da ONU na esperança de receber contribuições em dinheiro e soldados. Mas o debate sobre a transição para a soberania iraquiana vem levantando sérios obstáculos ao objetivo norte-americano. A ONU quer o Iraque soberano em poucos meses, com a instituição de um governo interino, possivelmente por meio da expansão do Conselho de Governo do Iraque, atualmente com 25 membros, que então poderia pedir assistência militar e financeira.

Os Estados Unidos querem a redação de uma constituição primeiro, possivelmente nos próximos seis meses, e a realização de eleições enquanto continua firme no controle das estruturas civis e militares.

Annan deixou claro na semana passada não querer mais que a ONU arrisque as vidas de seus funcionários para desempenhar um papel subalterno no Iraque.

As informações são da Agência Reuters.

Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.